Johann Nikolaus von Mühlen

Johann Nikolaus von Mühlen

masculino 1809 - 1870  (60 anos)

 

«Ant 1 2     » Apresentação

Novas descobertas sobre a os imigrantes

Como descobrimos novos documentos e os ancestrais da família imigrante.

Em julho de 2009, Douglas Wegner, descendente dos imigrantes Johann Jacob von Mühlen (o filho) e Karoline Hellriegel, descobriu nos Arquivos Centrais da Igreja Protestante de Pfalz, na cidade de Speyer, o registro de casamento de Johann Jacob von Mühlen (o pai) e Maria Elisabeth Brill, em 1797 (ver documento 1 na tabela abaixo). Com este registro descobrimos que o pai do genearca Johann Jacob se chamava Nikel (diminutivo de Nikolas), que ele era de Trahweiler, e que o pai da sua esposa, Maria Elisabeth, se chamava Adam e eram de Quirnbach.

Com estas informações, pesquisando nos microfilmes de um livro de registros Luteranos de Glan-Münchweiler (disponibilizado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias), encontramos então o importante registro de nascimento do genearca Johann Jacob, datado de 1774 (ver documento 2). Com este registro descobrimos também que a mãe de Johann Jacob se chamava Anna Katharina Dauber.

Havia porém uma dúvida quanto a data de nascimento de Johann Jacob. No seu registro de falecimemto, ocorrido em Ivoti em 1849, constava que seu nascimento ocorrera no ano de 1772, e não em 1774. É comum registros de falecimento trazerem informações imprecisas sobre o nascimento. A confirmação sobre a data de nascimento correta veio quando encontramos o registro de nascimento do seu filho Johann Nikolas von Mühlen em 1809 (documento 3), nos registros civis de Quirnbach, em que é dito que seu pai tinha então 34 anos, confirmando que 1774 é o correto. Este registro também mostra um detalhe curioso, a assinatura de Johann Jacob (documento 4).

Miniatura Descrição
1
Registro de casamento de Johann Jacob von Mühlen e Maria Elisbeth Brill
Registro de casamento de Johann Jacob von Mühlen e Maria Elisbeth Brill
Imagem do microfilme de livro de registros evangélicos de Konken, Rheinland-Pfalz, Alemanha, encontrada nos Arquivos Centrais da Igreja Protestante de Pfalz.
2
Registro de batismo de Johann Jacob von Mühlen
Registro de batismo de Johann Jacob von Mühlen
Kirchenbuch de Glan-Münchweiler, microfilme 0193861.
3
Registro de nascimento de Johann Nikolas von Mühlen
Registro de nascimento de Johann Nikolas von Mühlen
Zivilstandsregister de Quirnbach, microfilme 041563.
4
Assinatura de Johann Jacob von Mühlen
Assinatura de Johann Jacob von Mühlen
Assinatura do genarca imigrante Johann Jacob von Mühlen em 30 de setembro de 1809 no registro do seu filho Johann Nikolas.

Ligado aMaria Elisabeth Brill; Johann Jacob von Mühlen; Johann Nikolaus von Mühlen

«Ant 1 2     » Apresentação