Os Imigrantes
   
Os Imigrantes
Quirnbach

Os von Mühlen que imigraram para o Brasil chegaram na Colônia de São Leopoldo em 26 de maio 1828. Era uma família constituída por Johann Jacob von Mühlen, viúvo de Maria Elisabeth Brill, quatro filhos, uma nora e dois netos. Os filhos eram Elisabeth, Johann Jacob com sua esposa Karoline, Nicolaus e Peter. Os netos Jacob e Karl eram filhos da filha Elisabeth. Eram originários da Alemanha, da região de Pfalz, que na época da imigração pertencia ao Reino da Baviera (Bayern) e hoje faz parte do estado de Renânia-Palatinado (Rheinland-Pfalz). Moravam na cidade de Quirnbach, distrito de Kusel.

Algumas informações sugerem que a família von Mühlen teria migrado da Suíça para a Alemanha e a forma original do sobrenome seria "von der Mühlen". O genealogista Heinz Schmidt lembra que depois dos Guerra dos Trinta Anos (1618-1648) várias áreas totalmente despopuladas do Pfalz foram "recolonizadas" por inúmeras levas de imigrantes suíços. O fato de os von Mühlen não estarem listados num censo de 1609 da região eclesiástica evangélica reformada de Quirnbach e arredores, conforme o livro "Quirnbach - Beiträge zur Ortsgeschichte, Festschrift zur 850 Jahrfeier der Gemeinde", reforça a hipótese de que a família integrou estas levas de imigrantes suíços.

O mesmo livro conta que em 1827 um Jacob von Mühlen, provavelmente o que imigrou para o Brasil, vendeu a Peter Hinkelman, por 1.200 Gulden, o lote número 7 de Quirnbach, constante de casa (esta levando o número 36), estrebaria, galpão, forno, pocilga e pátio. A propriedade, que Hinkelmann ocupava ainda em 1846, conforme cadastro imobiliário de Quirnbach, tinha uma área de 23 Tagwerk e 99 Dezimal, conforme tradução de Heinz Schmidt, que estima que a medida equivalha a aproximadamente 6,6 hectares e lembra que os primeiros imigrantes no Rio Grande do Sul recebiam uma área cerca de onze vezes maior.

Albert Zinke em "Auswanderer aus dem Kreis Kusel nach Brasilien", conta que na noite de 7 para 8 de novembro de 1827, nada menos que 182 pessoas deixaram clandestinamente seus domicílios na região de Kusel com o objetivo de emigrar. Levantamento feito pelos burgomestres de nove localidades e divulgado no dia 16 de novembro de 1827 pelo Landkomissariat de Kusel (instância de governo regional) nomina todos os emigrados. Os que tinham propriedades trataram de vendê-las antecipadamente, "no maior sigilo". Da área jurisdicionada à prefeitura ("Bürgermeisteramt") de Quirnbach emigrou, conforme lista do Landkomissariat: Jakob von Mühlen, viúvo, agricultor, com seis filhos (tradução de Heinz Schmidt).

No mês seguinte, em 23 de dezembro, a família deixou a Alemanha a partir do porto de Bremem, fazendo a travessia do Atlântico no navio Fortuna, comandado pelo capitão Ricardo Richelsen. Era a segunda viagem deste navio ao Brasil. Em 30 de março de 1828, depois de mais de três meses de viagem, o navio aportou no Rio de Janeiro trazendo 198 soldados, 2 oficiais, 1 doutor cirurgião, 43 colonos e 8 passageiros. Um colono, dois soldados e um passageiro morreu durante a travessia. De lá a família von Mühlen partiu em 20 de abril com destino a Porto Alegre no navio General Abreu, chegando a São Leopoldo em 26 de Maio de 1828. São informações do livro "O Quadriênio 1827, 1830 da Imigração e Colonização Alemã no RS".

A filha Elisabeth e seus filhos Jacob e Karl permaneceram em São Leopoldo. A Elisabeth casou por lá, com Nicolaus Dietrich. Sabemos que faleceu em Igrejinha, mas não há informações sobre filhos deste seu casamento.

O restante da família se estabeleu em Dois irmãos, indo depois para Ivoti.

Os filhos Nicolaus, Jacob e Peter tiveram vasta descendência em Ivoti. O filho Peter teve somente descendência feminina, desaparecendo o sobrenome von Mühlen nesse ramo.

Os irmãos Karl e Jacob (filhos da Elisabeth) posteriormente mudaram-se para São Francisco de Assis, provavelmente em 1848, tendo descendentes registrados na igreja católica de lá.

Não temos nenhuma informação sobre nenhum outro von Mühlen que também tenha imigrado para o Brasil.

Na base de dados deste site há mais de 4.300 descendentes (sem contar os cônjuges) do genearca Jacob von Mühlen, como se pode ver abaixo.

Imigrante Nascimento Idade Mais informações Descendentes